As embarcações que chegam do Peru atravessam o Rio Solimões e alcançam o lado brasileiro, aparentemente sem problemas. O preço da viagem: 3 mil dólares, pagos a “coiotes” (traficantes de pessoas) que prometem uma vida de oportunidades no Brasil.
A presença dos haitianos em Tabatinga (52 mil habitantes) e de Brasileia (22 mil habitantes)mudou a paisagem das duas cidades que não tem a infraestrutura para atender as necessidades de tanta gente.
Na terça-feira (10) o governo federal anunciou uma série de medidas após reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e quatro ministros. Uma das medidas pretende regularizar a situação de haitianos que já estão no Brasil, mas pretende inibir o crescente movimento migratório ao País.
Para conter o fluxo de deslocamento de haitianos ilegais ao Brasil, a presidência determinou que a partir de agora só serão aceitos os haitianos que tenham visto concedido pela Embaixada do Brasil no Haiti. Quem estiver em situação irregular poderá ser deportado.
Os vistos permitirão a permanência no Brasil por cinco anos para quem vier para atividade de trabalho regular, segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo...
Leia a matéria completa...>Governo restringe entrada de haitianos | Carta Capital
Leia também...>o-haiti-e-aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário