"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chávez: Somos livres, já não somos colônias de nenhum império

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frías, recebeu nesta segunda-feira (9) no Palácio Miraflores seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

Depois das honras militares de praxe, o chefe de Estado venezuelano deu as boas vindas ao “irmão Ahmadinejad, a ti e a tua delegação e, por intermédiio de vocês, ao povo irmão e heroico do Irã”.

Chavez refutou as acusações feitas a partir dos Estados Unidos sobre as relações entre o Irã e a Venezuela.

“Acusam-nos de belicistas, mas não somos belicistas, o Irã não invadiu nenhum país, a Revolução Islâmica do Irã não invadiu ninguém, nem a Revolução Bolivariana, não lançamos uma bomba contra quem quer que seja, lembrou o presidente.

“Quem invadiu países e povos durante 100 anos e mais? Quem lançou mísseis e milhares de bombas sobre povos indefesos, incluindo bombas atômicas? Quem provocou massacre e genocídio?”

“Nós somos parte dos povos que foram agredidos e continuamos sendo agredidos e nos pretendem apresentar como agressores, mas estamos nas lutas pelo equilíbrio do mundo, pela paz e a salvação do mundo”, disse.

E ironizou: "Os porta-vozes do imperialismo norte-americano dizem que Ahmadinejad está na Venezuela porque neste mesmo instante vamos, ele e eu, quase a partir dos porões de Miraflores, afinar a pontaria rumo a Washington, porque vão sair uns mísseis, porque vamos atacar Washington. É quase isto o que estão dizendo. É para rir mas também para ficarmos alertas”.

Chávez disse que sua reunião com o líder iraniano é para seguir fazendo a guerra “contra a fome, a miséria e o subdesenvolvimento”.

O chefe de Estado venezuelano ressaltou o trabalho conjunto dos povos venezuelano e iraniano e a luta de ambas as nações pela autodeterminação dos povos, o respeito ao direito internacional e o respeito às nações do mundo que já “não querem mais o imperialismo”.

Chávez destacou que a Venezuela seguirá construindo relações fraternas de cooperação com o governo do Irã para construir um mundo novo, "onde não haja miséria, exclusão, pobreza e onde se acabe a fome e o sofrimento das maiorias".

"Nesse camino temos marchado e estamos avançando em conquistas concretas em função dos interesses de nossos povos", expressou o líder revolucionário bolivariano.

Entre os avanços da relação bilateral, mencionou que cerca de 14 mil casas foram construídas no país com o apoio do governo iraniano, enquanto outras 7 mil casas serão construídas na Cidade Caríbia, situada entre o estado de Vargas e o Distrito Capital.

O mandatário venezuelano mencionou ainda que com a ajuda do Irã foram instaladas no país 26 usinas agroalimentares.

Ademais, disse que com o Irã o país está obtendo avanços na instalação de fábricas de tratores e de veículos e processadoras de leite.

"Esta é a nossa luta. Por isso e por mil razões, e pelas profundas relações humanas entre nossos povos, é que estamos hoje felizes ao dar as boas vindas ao presidente Ahmadinejad, não só à Venezuela, mas também as boas vindas a nossa América, esta América índia que se pôs de pé uma vez mais. Nossa América começou a caminhar com seus próprios pés, somos livres, já não somos colônias de nenhum imperio”.

Por sua vez, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que apesar dos "arrogantes" que fazem oposição, ele estará "para sempre" junto de seu colega venezuelano, Hugo Chávez. "Apesar dos arrogantes que não querem nos ver juntos, estaremos juntos para sempre", disse Ahmadinejad após ser recebido por Chávez.

Ahmadinejad, que visita a região enquanto os países imperialistas aumentam a pressão contra Teerã por seu programa nuclear, classificou Chávez como "irmão" e "o símbolo da revolução na América Latina". "Hoje o povo venezuelano e o povo iraniano, os dois juntos, estão em um caminho de luta contra toda a avareza dos arrogantes do imperialismo. O sistema hegemônico e dominante está em sua decadência", acrescentou.

Ahmadinejad disse que a América Latina está desperta para "reivindicar seus direitos" e considerou que a região "leva a ferida e a cicatriz de tudo o que sofreu ao longo da história, de muitos séculos". O líder iraniano vislumbrou um futuro "livre de arrogância, livre de opressão, livre de tudo o que estão fazendo os arrogantes". Após reunir-se com Chávez, está previsto que o presidente iraniano visite a Nicarágua para participar da posse de Daniel Ortega e posteriormente se dirija a Cuba e Equador.

Por: Agência Venezuelana de Notícias
via Portal Vermelho
Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário