"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

INRI CRISTO, O JESUS DE MONTREAL...


No filme "Jesus de Montreal", um ator recebe a tarefa de montar um espetáculo baseado na Paixão de Cristo. A montagem é um sucesso, mas a Igreja decide censurá-la por achá-la muito liberal, fugindo aos padrões convencionais da imagem construída de Cristo. Em sua luta desesperada para salvar a peça, o ator enfrenta crise de identidade, incorporando a personalidade do próprio Jesus e, a sorte morte acaba realizando alguns milagres.




Ao rever o filme mencionado lembrei-me da "folclórica" figura de Inri Cristo, que se estabeleceu em Curitiba e hoje circula por aí afirmando que é o próprio filho de "pai" ou, a reencarnação de Cristo. Por várias vezes tive a oportunidade de ver o "filho de Deus", o Inri ser hostilizada durante as suas pregações nas praças curitibanas, enquanto falava dos milagres do "pai".
Independente da minha posição não religiosa, penso que se Cristo voltasse um dia, novamente seria cruciicado e até esquartejado, se não executasse os seus milagres e não mudasse sua retórica em relação à igualdade entre os homens.
A única certeza que tenho, é que em "dois mil anos" nada aprendemos, ainda não percebemos que milagres são uma realização interna e que cada um de nós podemos realizá-los na medida em que acreditemos que toda é qualquer forma de transformação é um tributo individual que podemos executar, basta acreditar nisso.
O maior milagre é procurar viver bem com o universo, pois isso irá refletir ao seu redor e no seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário