"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Dia Internacional das Mulheres

''A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.'' (Karl Marx)



A mídia burguesa dificilmente divulga a verdadeira razão pelo qual comemora-se o dia da mulhes, se dá uma conotação meramente comercial, deixando de lado o verdadeiro espírito da comemoração, a data nunca é apontada como um dia que verdadeiramente marca o engajamento e a luta das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Poucas são as pessoas que sabem o verdadeiro significado desse dia: O fato mencionado abaixo se deu no bojo do capitalismo, quando surge  a necessidade da luta de classes, luta de mulheres que além da submissão patriarcal, combateram os grilhões da escravidão assalariada.

No dia 8 de Março de 1857,  130 operárias têxteis de Nova York, insurgiram, ocuparam uma fábrica e declararam greve por melhorias nas condições de trabalho. Reivindicaram melhores salários e redução na jornada de trabalho de 16 para 10 horas.

Diante da insubordinação dessas trabalhadoras que tinham consciência de seus papeis no processo de transformação da sociedade. Os patrões optaram então por por medidas extremas, em nome da dominação e dos previlégios resolveram trancar a fábrica e incendiá-la com os trabalhadoras presas em seu interior. Anos depois, ONU resolveu declarar essa data como "o dia internacional das mulheres".

Na verdade, todo dia é dia de mulheres e homens que lutam por um mundo mais justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário